CASE | ESTAÇÃO VERÃO SHOW PRAIA GRANDE 2019/2020

Estação Verão Show de Praia Grande conta com a tecnologia de Reconhecimento Facial SAFR para reforçar a segurança.

Na temporada 2019/2020, a Estação Verão Show de Praia Grande contou com o apoio da tecnologia de Reconhecimento Facial SAFR com o intuito de minimizar o índice de crimes durante a festa e manter a segurança de cerca de 200 mil pessoas que frequentaram os 14 dias de festival.

O Evento

O projeto Estação Verão Show de Praia Grande é o maior festival de verão da região e trás à cidade de Praia Grande importantes nomes da música nacional e internacional.

Na temporada 2019/2020, foram realizados 24 shows no Kartódromo Municipal da cidade e mais 3 shows nos bairros Quietude, Caiçara e Samambaia.

A temporada de shows foi de 27 de dezembro de 2019 a 01 de fevereiro de 2020, e contou com uma grande diversidade de atrações musicais durante os 14 dias do evento e com um público de cerca de 200 mil pessoas.

Localização: Praia Grande, São Paulo, Brasil

Público: 200 mil pessoas

Tipo de implantação: Segurança Pública

Casos de uso: Vídeo monitoramento, Reconhecimento Facial

O Desafio

Em todo grande festival, o quesito segurança é sempre uma grande preocupação e desafio para os organizadores. Manter cerca de 200 mil pessoas seguras e minimizar ao máximo o índice de crimes durante o evento requer uma estrutura de segurança eficaz e muito bem planejada. Por isso, a edição 2019/2020 do Estação Verão Show reforçou seu esquema de segurança com a tecnologia de Reconhecimento Facial SAFR.

Resultados

Um moderno sistema de segurança foi implantado na entrada do Kartódromo Municipal de Praia Grande, onde aconteceu o evento Estação Verão Show. A nova estrutura de segurança do festival teve como objetivo garantir a segurança e a tranquilidade do público que frequentou o local durante a temporada de shows.

A estrutura de câmeras integradas com o Reconhecimento Facial SAFR foi capaz de captar imagens do público em tempo real na entrada do evento. Essas imagens foram transmitidas ao vivo para o CICOE (Centro Integrado de Comando e Operações Especiais), auxiliando os profissionais de segurança a manter a vigilância constante.

“Dessa forma, podemos identificar qualquer pessoa que integre algum banco de dados, como o da Polícia Civil, e também podemos formar o nosso próprio banco de dados. Caso uma pessoa se envolva em alguma confusão, por exemplo, na próxima vez que passar pelo sistema será imediatamente identificado.” 
Marco Alves dos Santos – Inspetor-chefe do Seasp de Praia Grande

Com o software de reconhecimento facial SAFR, todos os indivíduos que passaram pelas câmeras estrategicamente posicionadas na área de entrada do festival, tiveram suas imagens captadas, podendo dessa forma ser identificados no caso de alguma eventualidade.

O sistema de reconhecimento facial foi testado durante as primeiras apresentações do festival e implantado totalmente no último final de semana, revelando ser uma importante ferramenta no esquema de segurança do evento.

Soluções Aplicadas

SAFR™ (Secure Accurate Facial Recognition) é a principal plataforma de reconhecimento facial e visão computacional do mundo para vídeo ao vivo. Baseada em machine learning e inteligência artificial, a solução foi projetada para detectar, comparar e identificar milhões de rostos em tempo real, com alta precisão e desempenho, mesmo sob condições desafiadoras. O SAFR tem sido aplicado em projetos de smart cities, transportes, saúde, indústria, educação, aeroportos, contribuindo no aumento da segurança, eficiência de processos e na criação indicadores para a rápida tomada de decisão.

Segundo o NIST (National Institute of Standards and Technology), o desempenho do SAFR atinge 99,9% de precisão a uma velocidade menor que 50 milissegundos. Adicionalmente, as aferições do NIST revelam que o SAFR é o modelo mais leve que propicia ganhos significativos em termos de investimento em infraestrutura de hardware para projetos de grande escala.

Com relação à privacidade, o SAFR usa criptografia AES-256 e HTTPS e está totalmente em conformidade com a GDPR (General Data Protection Regulation), que é a base para a futura lei de proteção de dados no Brasil, LGPD.

Galeria de Fotos

Assista o vídeo

%d blogueiros gostam disto: