CASE | EXPOSEC

A Exposec é um dos maiores eventos do Brasil a congregar as mais recentes tecnologias, produtos e serviços para o setor de segurança, além de atrair compradores, nacionais e internacionais, de toda a cadeia produtiva em uma área de 40 mil m², proporcionando o ambiente ideal para a geração de negócios e networking.

Em sua edição de 2019, a Exposec contou com a tecnologia de Reconhecimento Facial SAFR, em parceria com a ABESE, para controle de acesso VIP e análise do público que trafegava em frente ao estande da Associação.

Através de câmeras IP estrategicamente acopladas no estande da ABESE, o SAFR detectou e contabilizou, em tempo real, rostos, idade, gênero e sentimento dos visitantes que passavam pelo corredor do estande.

Localização: São Paulo, Brasil

Número de visitantes: 45 mil

Tipo de implantação: Analítico, Reconhecimento facial

Número de câmeras: 6

Casos de uso: Analítico, Contagem de Pessoas, Controle de Acesso VIP

Objetivo

A 22ª edição da Exposec foi realizada na cidade de São Paulo e apresentou as principais inovações e tendências tecnológicas para os segmentos de segurança eletrônica, privada, pessoal, patrimonial, pública e empresarial.

A RealNetworks, através de um convite da ABESE (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança), participou da feira com a tecnologia de Reconhecimento Facial SAFR e contou com 6 câmeras instaladas estrategicamente nos estandes da associação.

O objetivo foi detectar, reconhecer e contabilizar, em tempo real, rostos, idade, gênero e sentimento dos participantes da feira que passaram pelo corredor dos estandes da ABESE criando assim um report com o perfil demográfico dos visitantes. Além disso, os associados da ABESE foram previamente cadastrados no banco de dados da plataforma com o objetivo de oferecer a esses visitantes um acesso personalizado à área VIP da associação, através de Reconhecimento Facial.

Câmeras com Reconhecimento Facial e IA SAFR
Câmeras com Reconhecimento Facial e IA SAFR

Resultados

Durante todo o evento, os visitantes que passavam pelo estande da ABESE podiam ver suas faces sendo detectadas e reconhecidas, em tempo real, em um telão posicionado na fachada do estande. Além da detecção e reconhecimento dos rostos previamente cadastrados, a plataforma também gerou dados de estimativa de idade, gênero e sentimento das pessoas, levando uma experiência interessante e divertida para o público.

Outro ponto alto do uso do Reconhecimento Facial na Exposec foi o controle de acesso de whitelist para a área VIP do estande da ABESE. Com o pré-cadastramento dos associados no banco de dados da plataforma, foi possível realizar o acesso à àrea VIP através do Reconhecimento Facial SAFR, oferecendo uma experiência inovadora, contactless e personalizada para esses visitantes.

Dashboard SAFR
Reconhecimento Facial exibindo informações de idade, gênero e sentimento

Assista o vídeo:

Através dos dados coletados nos três dias do evento, os analíticos do SAFR permitiram a elaboração de um relatório detalhado sobre o público frequentador do estande da ABESE. Essa análise preditiva permite a geração de insights que podem ajudar a reconhecer o perfil dos profissionais que trabalham na área de segurança e a promover melhorias para o evento nos próximos anos. Abaixo alguns gráficos e o relatório completo para download.

Dados Gerados

Soluções SAFR

SAFR oferece reconhecimento facial de alta precisão, rapidez e baixo viés, além de recursos adicionais de visão computacional baseada na face e na pessoa. As pontuações do SAFR no NIST (Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA) para velocidade, precisão e viés distinguem o SAFR como líder em precisão e desempenho do mundo real.

  • Otimizado para vídeo ao vivo: detecção de rosto e reconhecimento de pessoas em movimento através de um frame de vídeo em menos de 100ms com 99,87% de precisão.

  • Baixo viés: menor diferença de precisão entre grupos de diferentes tons de pele frente aos algoritmos não chinês testado pelo NIST em seu relatório de janeiro de 2020. Isso é o resultado de treinamentos constantes dos dados usados para desenvolver o algoritmo SAFR e esforços intencionais focados em eliminar o viés.

  • Flexibilidade de implantação: além de feeds de vídeo ao vivo fixos, os SDKs SAFR suportam implantações na borda em dispositivos autônomos com recursos limitados, como UGVs ou dispositivos iOT.

  • Prontidão comercial: dezenas de milhões de reconhecimentos por mês globalmente com clientes ativos tanto no local quanto com implantações de nuvem híbrida.

Sempre aprimorando

O SAFR adicionou recursos projetados especificamente para ajudar os clientes a responder à pandemia global COVID-19, incluindo detecção de máscara e outras funcionalidades como contagem de ocupação.

A plataforma de reconhecimento facial de alta precisão do SAFR foi projetada para alto desempenho e processamento rápido, permitindo detectar e combinar milhões de rostos, com e sem máscara, em tempo real. Com o uso generalizado de máscaras, é fundamental que o SAFR seja capaz de manter altas taxas de precisão para reconhecimento de rosto, mesmo quando os rostos estão parcialmente cobertos.

Taxa de detecção de máscara de 95%

98,85% de precisão de reconhecimento facial para rostos com máscara

Contagem de ocupação & painel de detecção de máscara

Controle de acesso sem toque para rostos com máscara

%d blogueiros gostam disto: