CASE | OKTOBERFEST BLUMENAU 2019

Tecnologia de Reconhecimento Facial SAFR reforça segurança do Oktoberfest Blumenau 2019

Em 2019, a 36º edição do Oktoberfest Blumenau reuniu um público de 576 mil pessoas. Para manter a segurança dos participantes, o evento contou com um novo esquema de segurança com tecnologias de ponta. Entre elas, a tecnologia de Reconhecimento Facial da RealNetworks, SAFR.

O Evento

A Oktoberfest Blumenau nasceu em 1984, quando empresários e representantes de entidades de classe e o poder público da cidade se uniram e idealizaram um festival para celebrar e mostrar ao mundo a cultura e as tradições alemãs, que sempre foram mantidas vivas na cidade colonizada por alemães.

Atualmente, a festa recebe mais de 500 mil pessoas. No evento, os visitantes podem vivenciar as tradições alemãs, como músicas, danças, trajes, gastronomias e cervejas típicas.

Localização: Blumenau, Santa Catarina, Brasil

Público: 576 mil pessoas

Tipo de implantação: Segurança Pública

Número de Câmeras com Reconhecimento Facial: 8 câmeras

Casos de uso: Vídeo monitoramento, Reconhecimento Facial

O Desafio

Sem dúvida, a segurança do público durante o Oktoberfest era uma das principais prioridades dos organizadores. Por isso, o grande desafio foi estruturar um projeto de segurança eficaz na redução do índice de crimes durante o festival, reunindo tecnologias de ponta integradas, proporcionando maior segurança para os 576 mil visitantes que passaram pelo evento.

Resultados

Como parte da estrutura de segurança montada no local do evento, 120 câmeras de monitoramento foram utilizadas, sendo 8 delas com tecnologia de reconhecimento facial SAFR. As câmeras foram instaladas nos locais com maior concentração de público, na área central da cidade, em torno da região do evento e nos terminais urbanos. O objetivo era a identificação de pessoas procuradas pela polícia ou que já estiveram envolvidas com algum crime em edições anteriores do festival.

A solução de reconhecimento facial SAFR agrega camadas de inteligência artificial na análise de vídeo em tempo real, auxiliando os profissionais de segurança na identificação de suspeitos ou ameaças.

“Utilizamos no evento a solução americana SAFR, altamente avaliada pelo NIST (National Institute of Standards and Technology) e pela Universidade de Massachusetts, como a melhor, mais rápida e mais enxuta solução de software de reconhecimento facial para vídeo ao vivo na categoria “Faces in the Wild”. A solução é altamente precisa (99,9%), inclusive para as principais etnias. Estamos totalmente integrados ao software de monitoramento do parceiro, dessa forma conseguimos melhorar a segurança da cidade por meio da gestão de uma watchlist (lista de observação), com pessoas de interesse, suspeitos ou ameaças. Vale ressaltar que no caso do SAFR da RealNetworks, temos cinco princípios que salvaguardam a privacidade e o respeito das pessoas, assim como a preocupação pelo bom uso dessas tecnologias para o bem da comunidade. Hoje o mercado em geral oferece muitas opções de reconhecimento facial, porém é fundamental ter o interesse das pessoas e dos clientes que as usam como foco principal para que esta tecnologia gere uma contribuição tangível melhorando a vida das pessoas.”
Jose Larrucea – SVP Latam e EMEA da RealNetworks.

A implementação de um sistema robusto de segurança é fundamental para a segurança preventiva, uma vez que intimida qualquer indivíduo que esteja com intenção de cometer um ato ilícito no evento.

“Utilizamos tecnologias que são tendências do mercado de segurança eletrônica e que vem ao encontro da potencialização da nossa capacidade de policiamento. Essas soluções fazem com que a nossa atividade seja muito mais eficiente, uma vez que nos permite reconhecer com clareza e previamente os indícios de uma anormalidade, seja pessoa ou veículo. Criamos uma cerca para que o mínimo possível de pessoas com intenção de cometer um ato criminoso ou que venha de alguma forma criar algum tipo de consternação dentro do evento não se sintam tranquilas para fazer isso”.
Coronel Julio Cesar Pozo da Fonseca – Diretor de Tecnologia e Informação da Polícia Militar de Santa Catarina.

Soluções Aplicadas

SAFR™ (Secure Accurate Facial Recognition) é a principal plataforma de reconhecimento facial e visão computacional do mundo para vídeo ao vivo. Baseada em machine learning e inteligência artificial, a solução foi projetada para detectar, comparar e identificar milhões de rostos em tempo real, com alta precisão e desempenho, mesmo sob condições desafiadoras. O SAFR tem sido aplicado em projetos de smart cities, transportes, saúde, indústria, educação, aeroportos, contribuindo no aumento da segurança, eficiência de processos e na criação de indicadores para a rápida tomada de decisão.

Segundo o NIST (National Institute of Standards and Technology), o desempenho do SAFR atinge 99,9% de precisão a uma velocidade menor que 50 milissegundos. Adicionalmente, as aferições do NIST revelam que o SAFR é o modelo mais leve que propicia ganhos significativos em termos de investimento em infraestrutura de hardware para projetos de grande escala.

Com relação à privacidade, o SAFR usa criptografia AES-256 e HTTPS e está totalmente em conformidade com a GDPR (General Data Protection Regulation), que é a base para a futura lei de proteção de dados no Brasil, LGPD.

%d blogueiros gostam disto: