Soluções para Bancos

Panorama geral

As perdas globais com fraudes foram de US $ 9,84 bilhões em 2011 para US $ 32,39 bilhões em 2020.

Houve um aumento de 3,36% na fraude de identidade global em 2020, em comparação com 2019.

Em 2020, de todas as verificações faciais realizadas, mais de 22% foram tentativas de fraude biométrica.

O roubo de identidade cresceu 13% entre 2019 e 2020 no setor financeiro.

19,78% das verificações de documentos falharam porque documentos fraudados foram utilizados no processo.

O mercado de verificação de identidade deve atingir um valor de US $ 12,8 bilhões em 2024.

Fonte: Global Identity Fraud Report 2020

Tendências do setor

A ameaça de fraude enfrentada por bancos e empresas de pagamentos cresceu dramaticamente nos últimos anos.

Várias tendências impulsionaram a diversidade e a complexidade crescente das fraudes no setor. A indústria de bancos e serviços financeiros está enfrentando ameaças de segurança intensas que aumentaram a necessidade de adoção de tecnologias de IA e de reconhecimento facial.

Além disso, com as novas restrições impostas pela pandemia COVID-19, as empresas do setor bancário foram forçadas a digitalizar os processos de autenticação de identidade para prevenir as crescentes falsificações digitais.

Para fazer parte desse futuro remoto que está por vir, o mercado bancário tende a caminhar cada vez mais para a inovação e digitalização em uma velocidade impressionante, e fica claro que a inteligência artificial torna-se indispensável nesse novo cenário.

A tecnologia de IA pode ser usada para prevenir fraudes de pagamento, deter crimes financeiros e melhorar os processos de identificação e autenticação do cliente.

Áreas mais importantes de investimento no combate às fraudes

Deloitte – Banking Fraud Survey

KYC (Know Your Customer) contra crimes financeiros

As instituições financeiras, bancos e seguradoras estão incorporando tecnologia de IA para atender aos novos padrões de conhecimento do cliente (KYC) e anti-lavagem de dinheiro (AML).

KYC (Know Your Customer) é um sistema de proteção de fraudes tanto para as instituições financeiras quanto para seus clientes. Utiliza senhas e autenticação dois fatores e é essencial para rastrear de quem e de onde vem o dinheiro introduzido na economia, uma vez que verifica a identidade das partes envolvidas e os possíveis riscos de uma relação comercial.

O eKYC (Know Your Customer eletrônico) permite que o processo de KYC tradicional seja mais seguro, mais rápido e executado remotamente. Isso é possível usando identificação digital e ferramentas biométricas, como o reconhecimento facial.

Com isso, as tecnologias biométricas funcionam como uma camada adicional de prevenção de fraude. Possibilitam a rápida transformação digital com a crescente tendência da adoção de serviços remotos para diversas transações, visando o suporte touchless com o cliente.

Tecnologias disruptivas e inovadoras de inteligência artificial e reconhecimento facial como o SAFR vieram melhorar a eficiência operacional e aumentar a percepção de segurança dos usuários.

Veja como o SAFR pode beneficiar o setor bancário e identificar tentativas de fraude em segundos

Elementos operacionais e técnicos do SAFR tornam o software uma solução de controle de acesso e autenticação de identidade ideal para o setor bancário.

Com um desejo crescente do consumidor por experiências sem contato desde a ponta, passando por equipamentos de hardware até o controle de acesso físico, as empresas estão buscando tecnologias mais inteligentes, como o reconhecimento facial, que sejam capazes de impedir tanto as ameaças de segurança tradicionais quanto a transmissão de vírus.

O reconhecimento facial usa um atributo biométrico exclusivo – o rosto – que não pode ser perdido ou compartilhado e está sempre disponível. Exatamente por isso, torna-se uma solução indispensável para evitar fraudes:

Tipos de FraudesExemplo
Fraude em abertura de conta>> Criação de conta usando identidade falsa ou roubada.
Fraude em apropriação de conta (ATO)
>> Acesso fraudulento a uma conta já existente e transações usando cartões ou contas roubadas.
Fraude de identidade>> Autores de fraudes combinam fragmentos de informações roubadas ou falsas para criar uma nova identidade e solicitar produtos financeiros.
Fonte: McKinsey analysis

Soluções SAFR

O SAFR confirma com precisão a identidade do usuário e evita tentativas fraudulentas de falsificação, mesmo se a verificação de identidade for realizada pessoalmente ou através de um dispositivo remoto. Ideal para autenticação de pagamento, verificação de identidade online, autenticação por dois fatores e muito mais.

Pode ser integrado com plataformas de controle de acesso já existentes

Detecção de vivacidade (Liveness) e alertas de falsificações em tempo real

Melhor visibilidade nas tentativas de acesso não autorizadas

98,85% de precisão de reconhecimento facial para rostos com máscara

Análise preditiva e analíticos de vídeo anônimos

Dashboard com contagem de ocupação & detecção de máscara

Controle de acesso sem toque para rostos com máscara

Taxa de detecção de máscara de 95%.

%d blogueiros gostam disto: